Extensão
UFPel terá projeto Escola Parceira no Capão do Leão
Trabalho pretende organizar trocas com ações refletidas e será realizado na Escola Municipal Margarida Gastal
Divulgação -
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a prefeitura do Capão do Leão firmam acordo, nesta segunda-feira, às 14h, para o estabelecimento do projeto Escola Parceira com a Escola Municipal Margarida Gastal, que fica localizada dentro do Campus Capão do Leão da Universidade. O acordo será assinado na própria escola.
O trabalho é uma abordagem inspirada no que é conhecido como Escola de Aplicação. Mas a atividade será realizada em outros moldes. “Primeiro, por ser este projeto aberto à participação de todos os cursos da Universidade, e não somente às licenciaturas. Segundo, porque não se restringirá a um campo de estágio, mas integrará outras ações que forem demandas da escola e que apareçam da construção do projeto pedagógico a ser elaborado com a escola”, destaca a professora Lúcia Peres, da Faculdade de Educação da UFPel e assessora do Gabinete da Reitoria.
Ela completa que o objetivo será protagonizar trocas, com ações refletidas. “A parceria integra uma das três revoluções propostas pela Gestão da UFPel, a Acadêmica, onde defendemos que o ensino deve ser muito mais do que uma sala de aula.” A instituição acredita que o projeto Escola Parceira possibilitará uma troca entre os processos de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, desafiará professores e estudantes, de ambas as instituições, a se constituírem em investigadores das práticas, com vistas a propostas de ensino e ações inovadoras, onde o foco será a construção de práticas.
A Escola Municipal de Educação Fundamental Margarida Gastal, criada em 1948, oferece da pré-escola ao nono ano, pela manhã e à tarde. São cerca de 200 alunos da região, o que inclui as comunidades do bairro Jardim América e até de assentamentos próximos.
Para Gustavo Rodrigues, secretário de Educação do Capão do Leão na época de concepção do projeto, e hoje técnico do órgão, o projeto consolida uma parceria com a UFPel. “É uma nova experiência para a Educação Básica”, afirma.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário